Nos dias de hoje existem tantas, mas tantas series na TV e no Netflix que a gente até fica meio perdido não e mesmo? Então, para colocar mais uma série nesse grupo, vamos falar para vocês de Skam!

Skam (vergonha em Norueguês), uma série norueguesa que de pouco em pouco foi alcançando pessoas do mundo todo, tem como público alvo jovens adultos e retrata a vida cotidiana de estudantes adolescentes da Hartvig Nissen, escola que fica no bairro rico de Frogner, em Oslo. É produzida pela NRK 3, que faz parte da NRK (uma emissora do governo norueguês). Originalmente a série era exibida apenas na internet, no site da NRK e a primeira prévia foi publicada no dia 22 de setembro de 2015 e o primeiro episódio foi disponibilizado online no dia 25 do mesmo mês.

O seriado tem quatro temporadas e, infelizmente, acabará assim que a quarta temporada chegar ao final. Com uma média de 11 episódios por temporada (cada episódio variando entre 15 e 40 minutos), Skam trata de assuntos como solidão, identidade, homossexualidade, doenças mentais, religião entre outros, de maneira muito próxima como os assuntos acontecem e são tratados na vida real de jovens adultos.Para que isso acontecesse,  Julie Andem, a criadora da série, fez um grande estudo com jovens, que seriam seu público alvo, antes de criar a série em si, para que ela chegasse o mais perto da realidade com os assuntos tratados.

Eva – personagem principal da primeira temporada

Noora – personagem principal da segunda temporada

Isak (Tarjei Sandvik Moe)

Sana – personagem principal da quarta temporada

Outro ponto interessante na serie é a utilização das redes sociais e os clipes que são lançados ao longo da semana. Todos os personagens tem Facebook e Instagram, algo que os criadores e produtores fizeram para que o público se sentissem mais próximos dos personagens e do seriado em si.

Em relação ao clipes: durante a semana são lançados clipes com cenas dos personagens em tempo real, como se aquilo estivesse acontecendo naquele momento (se dois personagens estão tendo uma conversa terça de tarde em um parque, o clipe será lançado terça-feira de tarde). E na sexta-feira, dia em que os episódios são lançados, a NRK lança todos os clipes juntos, que formam o episódio. Conversas entre os personagens também são lançadas ao longo da semana, deixando tudo mais real, como por exemplo: nesta sexta-feira por estar sol em Oslo, foi divulgada uma conversa entre Isak e Sana, em que o bom tempo foi mencionado.

Cada temporada tem foco em um personagem, colocando também como foco um assunto. Na primeira temporada o foco era em Eva e tinha como tema, solidão, identidade entre outros. A segunda era com foco em Noora e tinha como tema violência, distúrbios alimentares, abuso sexual, entre outros. A terceira tem como foco Isak e como tema homossexualidade, transtorno mental, entre outros. E a quarta tem como foco Sana e como tema religião, amor proibido.

Skam infelizmente não pode ser encontrada no Netflix (pô NRK, libera Skam no Netflix, vai!) e o jeito que os fãs do resto do mundo encontraram para assistir a série foi ilegalmente (sim, você leu certinho!). Grupos no Facebook e Google Drive foram criados ao redor do mundo para que os fãs consigam ver a série. Os fãs pegam o episódio lançado na sexta, legendam e liberam para que outros fãs consigam assistir. Isso criou uma enorme comunidade nas redes sociais, como Twitter e Instagram.

Skam ficou mundialmente famosa no final do ano passado, quando a terceira temporada, com foco no personagem Isak, foi lançada e é comparada a Skins, seriado inglês lançado em 2007 e com término em 2013, mas sendo mais atual (ah vá!) e mais leve.

 

Quer saber mais sobre Skam? Fica atento que logo logo tem a segunda parte da matéria!!

 

(Instagram dos personagens: Isak – isakyaki/ Jonas – jonas9000/ Noora – loglady99/ Sana – sana_bakkoush/ Magnus – reggismeggis/ Eva – evamohn2/ Vilde – ellevillevillde/ Chris – stas_a_vaere_chris)

(Instagram dos atores: Henrik Holm  (Even) – henkeholm/ Thomas Hayes (William) – thomay/ Herman T. (P. Chris) – hermantommeraas/ Josefine P. (Noora) – josefinepettersen/ Ina Svenningsdal (Chris) – inasven / Iman Msekini (Sana) – imanmeskini/ Ulrikke Falch (Vilde) – ulrikkefalch/ David (Magnus) – davidsjoholt/ Carl E. (Eskild) – carlmartinegg/ Marlon L. (Jonas) – marlonlangeland)

 

 

 

Notícias relacionadas