Como já foi noticiado aqui no CP, o autor americano John Green (A Culpa é Das Estrelas e Quem e Você Alaska?) lança hoje, mundialmente, seu novo livro “Turtles All The Way Down” (“Tartarugas Até Lá Embaixo”, em tradução literal).

 

O livro conta a história de Aza Holmes, uma jovem de 16 anos de Indianápolis, que luta com a ansiedade e espirais obsessivas. Aza tem preocupações adolescentes como qualquer outro jovem, e luta para navegar pelos rituais da adolescência, como namorar, se preocupar com a faculdade, acalmar sua mãe que é dominadora e sua melhor amiga, Daisy.

Mas sua vida é mudada quando decide, com a ajuda de Daisy,  ir á procura do bilionário Russell Pickett, que desapareceu sob fortes acusações de fraude e suborno, com a esperança de ganhar 100 milhões de dólares como recompença. Nessa busca, Aza conhece Davis, filho do milionário que, além de estar sofrendo com o sumiço de seu pai, também está aprendendo a lidar com a perda de sua mãe, que morreu nove anos atrás.

Jornais como NY Times, The Guardian, entre outros, estão em suas críticas, chamando atenção para a questão de Green ter colocado mais uma vez um pouco de si no livro. No caso, o autor coloca como “característica” de Aza a sua doença mental. Em algumas entrevistas cedidas para a divulgação do livro, Green relatou como é difícil conviver com uma doença mental que pode impedir que você consiga tanto fazer suas tarefas diárias, quanto ler um cardápio de restaurante ou até mesmo ler um simples livro.

Uma coisa interessante sobre o dia escolhido como o lançamento mundial do livro, é que hoje, 10/10 também e o Dia da Saúde Mental. Não sabemos ao certo se foi algo planejado, mas esperamos que o assunto da saúde mental possa ser tratado com a sua devida importância e que “Turtles All The Way Down” seja um grande sucesso, assim como foram seus livros anteriores.

 

Notícias relacionadas