Poderoso, forte e impactante. É dessa forma que posso definir “The Hate U Give” (“O Ódio Que Você Semeia”, em português). O filme, que estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 6 deste mês, é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Angie Thomas e conta a história de Starr Carter (Amandla Stenberg), uma adolescente negra que presencia a morte de seu melhor amigos, Khlail (Algee Smith), assassinado por um policial branco e é obrigada a testemunhar no tribunal, já que foi a única pessoa presente na cena do crime. A partir deste momento vemos uma comunidade lutando por justiça pela morte de um jovem inocente.

Reprodução: site Coming Soon

 

O Ódio Que Você Semeia, nos mostra o outro lado de uma história que não vemos apenas nas telas dos cinemas, mas principalmente na vida real. De negros assassinados injustamente por policiais brancos que acabam, no máximo, sendo temporariamente afastados de seus cargos ou até pior, que apenas pagam uma fiança e continuam seus trabalhos, como se nada tivesse acontecido.

O filme, além de mostrar a luta por justiça da comunidade negra, também nos mostra como essa luta nunca se acaba pois, assim como a personagem Starr fala em um momento do filme, por mais que os negros provem que seu lado está certo, por mais que eles gritem, o outro lado nunca ouve.

Amandla Stenberg e Algee Smith em cena do filme.
Reprodução: site The Lantern

 

A atuação de Amandla está impecável, trazendo para as telas uma jovem que, mesmo tendo apenas 16 anos, já viveu muita coisa e que está preparada para lutar por justiça por seu amigo Khalil. O filme também traz uma fotografia para ninguém colocar defeito.

A adaptação também nos mostra que, o ódio que semeamos, vai sempre ser refletido nas próximas gerações. então temos que prestar atenção no que estamos plantando. E também nos mostra, pela amizade entre Starr e Hailey (Sabrina Carpenter) como o preconceito não precisa estar nas palavras “eu sou preconceituoso(a)” para sermos preconceituoso, mas sim na forma como você pensa e nos seus atos.

O Ódio Que Você Semeia é um filme que vai muito além de críticas. Faz com que o telespectador saia da sala de cinema pensando e refletindo muito no assunto. É um filme para todos os públicos e gera uma ótima discussão.

Notícias relacionadas